Pensamentos de um ilhéu escritos de 2003 a 2010.
Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2004
Irresponsabilidades
Nas questões da autonomia, uma área que nunca foi considerada como possível de ser transferida para a Região foi a da defesa e bem. Vem isto a propósito da guerra de alecrim que se instalou entre o Governo Regional e o Nacional relativo à fiscalização da nossa zona económica exclusiva e às traineiras espanholas.
Cabe pelo Estatuto Poíitico e Administrativo da Região ao Governo Regional defender os interesses açorianos, dentro dos princípios legais e constitucionais, neste capitulo o actual GRA têm-no feito com firmeza e este caso agora dos espanhóis é prova disso.
Agora vir um ministro afirmar que deve ser a Região a apresentar um plano de fiscalização para a zona económica exclusiva, facto que nunca terá passado pela cabeça de nenhum responsável militar pela defesa, que o caso das traineiras e a defesa dos legítimos interesses açorianos é já campanha eleitoral, como também o silêncio do Ministério da Defesa neste assunto, tudo isto deverá preocupar os açorianos, com eleições dentro de meses e com a mesma coligação a concorrer na Região.