Pensamentos de um ilhéu escritos de 2003 a 2010.
Sábado, 28 de Fevereiro de 2004
É este o nosso mundo
Fico verdadeiramente preocupado com algumas noticias do nosso mundo em que nos dão uma fotografia de arrogância e prepotência que pensava estarem arrumadas no armário das velharias.
A noticia das escutas telefónicas ao Secretário Geral das Nações Unidas, ao chefe da missão de inspetores da ONU no Iraque sobre armas de destruição maciças e a outros responsáveis de missões relacionadas com o Iraque, feitas pela Inglaterra e pelos Estados Unidos são um verdadeiro atentado não só as Nações Unidas, à democracia diplomática daquela organização mundial, como a sua própria existência.
Outra noticia que não posso deixar de referenciar é a relativa ao relatório sobre violações dos direitos humanos feita pela Secretaria de Estado dos EUA . É verdadeiramente chocante quando um pais que mantém centenas de pessoas presas sem qualquer culpa formada, sem direito a defesa ou a outros quaisquer reconhecidos internacionalmente, numa ilha a milhares de Kms onde viviam, em condições, para nos ocidentais, vergonhosas, que denunciou o tratado contra a tortura, que mantém a pena de morte, que invadiu um pais soberano, o Iraque, alegando motivos que nunca provou existirem e mantém lá presos milhares de pessoas também sem destino, se arrogue em denunciador das infracções aos direitos humanos por todo o mundo.
Realmente estamos a viver uma época onde a falta de lideres fortes e o respeito por políticas multilaterais anteriormente aceites por todos, nos está a conduzir a pontos de rotura preocuopantes para o nosso futuro colectivo.