Pensamentos de um ilhéu escritos de 2003 a 2010.
Sexta-feira, 27 de Agosto de 2004
O fim da reconstrução
O Governo Regional dos Açores vai iniciar na próxima semana as obras de reconstrução das últimas 10 moradias danificadas pelo terramoto de 9 de Julho de 1998.
O anúncio foi feito na cidade da Horta, pelo chefe do Executivo açoriano, durante a cerimónia de entrega de mais 30 casas reconstruídas e financiadas pelo Governo Regional.
«Na próxima semana vão ter início a recuperação das últimas 10 moradias integradas nas empreitadas lançadas pelo Governo», sublinhou Carlos César Presidente do Governo Regional.
No âmbito deste processo, que afectou mais de três mil famílias nas ilhas do Faial e do Pico, já foram concluídas 823 casas e outras 131 estão em fase de conclusão.
Por resolver ficam cerca de 80 casos de sinistrados sem terra, que o Governo pretende incluir em novos loteamentos.
Tratou-se verdadeiramente de um trabalho colossal para a nossa dimensão e capacidade económica e que está à vista de todos, mesmo daqueles que por vezes assobiam para o ar dizendo nada verem, pois pela primeira vez fez-se uma reconstrução tendo por base a reformulação estrutural das habitações numa zona onde haverá outros sismos idênticos.