Pensamentos de um ilhéu escritos de 2003 a 2010.
Terça-feira, 14 de Setembro de 2004
O regresso às aulas
As escolas dos Açores reabrem a partir de hoje para um novo ano lectivo com cerca de 42.500 alunos matriculados, menos 1.200 do que no ano anterior.
A quebra do número de matrículas verificou-se nos primeiro e segundo ciclos, ao contrário do ligeiro aumento registado no secundário e pré-escolar.
Além dos 2.564 auxiliares, o sistema de ensino açoriano integra 5.100 professores, cujo processo de colocação não mereceu críticas dos sindicatos.
A direcção regional do sector adiantou que não será encerrada qualquer escola por falta de alunos, sublinhando que, desde 1996, foram construídos dez novos edifícios escolares nas ilhas de São Miguel, Terceira, São Jorge e Corvo.
Por sua vez a Universidade dos Açores (UA) anunciou o preenchimento, na primeira fase do concurso de ingresso no ensino superior, de 63% das vagas disponibilizadas para este ano lectivo.
Segundo fonte universitária, os 370 novos alunos colocados representam um acréscimo de 26 % no nível de preenchimento de vagas relativamente à primeira fase do concurso no último ano escolar.
Em dez das licenciaturas a concurso a procura permitiu, inclusive, o preenchimento de todas as vagas disponíveis
Com pólos repartidos por três ilhas, a UA é o único estabelecimento de ensino superior da região, sendo que o do Faial se tem dedicado em exclusivo à investigação oceanográfica.